USOS GENÉRICOS AO LONGO DA HISTÓRIA

Ao longo da História, as ervas aromáticas tiveram variadas utilizações. Recordamos, aqui, algumas formas como os nossos antepassados tiravam partido das ervas de cheiro.

Culinárias e de conservação dos alimentos

Usadas, profusamente, por várias civilizações e em todas as épocas, para temperar e conservar os alimentos, numa altura em que a preservação através do uso do frio não existia. Eram também usadas para aromatizar bebidas, como água, vinho e cerveja, bem como azeites e vinagres.

Medicinais

As referências ao uso medicinal das ervas aromáticas são muitas e, algumas, de relevo.
Hipócrates (460-370 a.C.), considerado o pai da Medicina, listou mais de 400 espécies de ervas a que atribuía uso médico relevante, a maioria, em uso comum ainda hoje.

Aristóteles (384-322 a.C.), que foi professor de Alexandre, O Grande, pediu-lhe que, nas suas campanhas militares, recolhesse informação sobre as plantas utilizadas por outros povos. Alexandre foi mais longe e levava-lhe cortes de plantas para que Aristóteles as estudasse.

No ano 77, Plínio, o Velho (23-79 d.C.), escreveu História Natural, um vasto compêndio de ciências antigas distribuído em trinta e sete volumes, no qual as ervas aromáticas e as suas propriedades medicinais tinham grande destaque: era apologista do seu uso para tratar dores de cabeça e queixas intestinais.

Seu contemporâneo, Dioscórides (40-90 d.C.), que é considerado um dos fundadores da farmacognosia (um dos mais antigos ramos da farmacologia, praticada por farmacêuticos e que se baseia em princípios ativos naturais, sejam animais ou vegetais), escreveu um dos mais importantes documentos sobre o uso medicinal das plantas, o De Materia Medica, onde identificava mais de 600 espécies de ervas aromáticas.

Galeno (129-217 d.C.), um dos mais importantes médicos da época romana, não prescindia das ervas aromáticas para tratar afecções comuns como vómitos e problemas de estômago em geral.

As antigas tradições medicinais da China, Índia, Egipto e Grécia assentavam na premissa de que as ervas possuíam propriedades virtuosas que podiam aliviar os estados de saúde, equilibrando os “humores” do corpo. (Ver Ervas Aromáticas: Origens)

Os diversos povos do mundo antigo usavam as ervas que eram nativas dos locais onde viviam e as técnicas e tratamentos usados passaram durante séculos de boca em boca, antes da invenção da imprensa e da facilidade de circulação do papel e dos livros.

Limpeza, desinfecção e aromatização

As ervas aromáticas eram também usadas para criar produtos e soluções de limpeza, desinfecção e aromatização das casas, dos tecidos e, até, das pessoas, numa altura em que o ritual do banho era mal visto (acreditava-se que fazia mal à pele).

Tinturaria

As populações nativas sempre experimentaram o uso de ervas e plantas para marcar os seus corpos, tingir peles e tecidos e criar padrões decorativos. Quando as culturas começaram a convergir pelas rotas comerciais, a troca de experiências destes usos e produtos aumentou.

Na Europa, na Idade Média, os segredos de cultivo e preparação destes materiais eram detidos pelas guildas de artesãos que refinavam, melhoravam e aprimoravam as “receitas” originais.

Com a revolução industrial, muitos produtos naturais para tinturaria foram substituídos por produtos sintéticos. Mas é sabido que as peças tingidas através de processos naturais têm resultados mais genuínos e duradouros.

Perfumes e cosmética

São famosos os relatos que chegaram, até hoje, do uso que os Egípcios faziam de óleos e águas aromatizadas. O uso das ervas era imprescindível para criar estes produtos que tinham efeitos calmantes, estimulantes ou revigorantes, quer pelo contacto com a pele, quer pelo cheiro que exalavam, quando eram usados. Aromatizar banhos, criar perfumes e fluídos de embalsamamento e rituais purificantes com a queima de ervas, eram outras utilizações.

Frescura Aromática
Morada

Estrada do Valmosqueiro, Alto do Pedrão
2070-229 Cartaxo
Ver Localização
Horários

Contactos

Email: geral@frescuraaromatica.pt
Telef.: 243 779 695
Telem.: 91 452 6973

Made with Mobirise ‌

Web Page Creator