AS ERVAS AROMÁTICAS AO LONGO DA HISTÓRIA

As ervas aromáticas acompanham a vida humana desde os primórdios da História. Os investigadores e arqueólogos encontraram referências ao uso destas ervas, por exemplo, em pinturas rupestres, em França, e são profusamente mencionadas na Bíblia, quer no Antigo, quer no Novo Testamento.

As civilizações da Antiguidade Clássica - Mesopotâmia, Suméria, Egipto, Grécia, Roma, China, Índia, Pérsia – todas faziam uso abundante das ervas aromáticas, combinadas com azeite e outros óleos naturais, sobretudo, para usos medicinais e culinários mas também como elementos simbólicos e “mágicos”.

Esses usos e costumes mantiveram-se no decurso da Idade Média, espalharam-se com a época dos Descobrimentos e das grandes viagens, chegaram ao “outro lado” do Mundo de então, com os colonizadores na América, misturaram-se com as espécies que os indígenas americanos já conheciam.

Com as viagens dos exploradores, foram criadas e disseminadas rotas comerciais que espalharam as ervas de vários países por outras partes do globo, maioritariamente, para deleite das classes altas e realeza que podia aceder a estas novidades.

Muitas destas plantas foram, em algumas épocas, consideradas venenosas ou impróprias para uso culinário, muitas vezes devido ao seu cheiro ou sabor muito fortes, mas essas acepções mudaram com o tempo e com a troca de experiências com outros povos e culturas.

Chegaram aos dias de hoje e à modernidade mas o seu uso quase desapareceu ao longo do Século XX com o desenvolvimento dos produtos sintéticos. Ressurgiram nos anos 1960, com a cultura Hippie, que enaltecia o regresso à Natureza e, hoje, finalmente, são as estrelas do momento: as novas preocupações e tendências ligadas à saúde, ao bem-estar e a estilos de vida mais saudáveis, bem como à preservação ambiental, voltam a dar às ervas aromáticas um papel chave na nossa vida.

O actual interesse nas cozinhas internacionais e regionais, no vegetarianismo e nas organic e slow foods e nos produtos de fornecedores locais trouxe uma nova vida às velhinhas ervas aromáticas.

Frescura Aromática
Morada

Estrada do Valmosqueiro, Alto do Pedrão
2070-229 Cartaxo
Ver Localização
Horários

Contactos

Email: geral@frescuraaromatica.pt
Telef.: 243 779 695
Telem.: 91 452 6973

Built with Mobirise ‌

HTML5 Website Maker