html website templates

SABER MAIS
LEGUMINOSAS

Usos culinários

LEGUMES: USOS CULINÁRIOS

Os legumes são dos alimentos mais versáteis da lista da nossa cozinha e o melhor é mesmo experimentar. Mas deixamos aqui algumas dicas sobre alguns usos diferentes.

Aboboras

Abóboras

Se pensa que as abóboras em geral só servem para fazer sopa e aquelas máscaras da Noite das Bruxas, está enganado: há abóboras para todos os gostos e feitios e para os mais variados pratos, doces e salgados. Há mesmo algumas que podem ser alternativas mais saudáveis aos hidratos de carbono das nossas refeições.
Por exemplo, a abóbora esparguete é super saborosa e fácil de preparar: basta cortá-la ao meio, salgar a zona das pevides (sem as retirar), deitar as metades viradas com a casca para cima num tabuleiro com um dedo de água e levar ao forno, na temperatura habitual, até a casca ficar dourada (experimente furá-la com um palito para perceber se já está assada). Depois é só retirar as pevides com cuidado e, com a ajuda de um garfo, raspar o interior da abóbora que, imediatamente, se transforma em fios semelhantes ao esparguete. Tempere a gosto. Fica óptima com Pesto mas, se quiser algo simples, basta um fio de azeite e um pouco de pimenta preta, moída na hora.
Já a abóbora hokaido pode fazer a vez da batata-doce, no acompanhamento de um prato, por exemplo, de atum, espadarte ou polvo. Basta cortá-la em gomos (sem retirar a casca), depois de retiradas as pevides, e dispô-los num tabuleiro com um fio de azeite e assar até ficar macia. Depois, é só saborear!

Beterraba

Beterraba

Legume versátil, pode ser usado cru ou cozinhado e, até, em pickles. 

Curgete

Curgete

Há lá legume mais versátil do que a curgete? Pode ser cozinhado das mais variadas formas, desde assado no forno, salteado no wok ou, simplesmente, grelhado na chapa. Uma coisa é certa, é sempre saboroso e muito saudável porque tem poucas calorias e está cheio de ácido fólico, potássio e vitamina A.
Pelas suas qualidades, pode substituir outros legumes menos saudáveis, como a batata, em sopas, e a farinha, em bolos e tartes. São óptimas para fazer recheios, como por exemplo, para as quesadillas mexicanas e é um ingrediente indispensável do francês “ratatouille”.
As suas flores também são comestíveis e muito versáteis: pode recheá-las ou paná-las como os “peixinhos da horta”.

Rabanetes

Rabanetes

Fonte importante de ácido ascórbico (a famosa vitamina C), os rabanetes são também ricos em ácido fólico, potássio, magnésio e cálcio. Os usos mais comuns dos rabanetes são em saladas mas as suas folhas também podem ser utilizadas, por exemplo, em sopa ou salteadas na frigideira.
Uma dica importante quando comprar rabanetes é escolher sempre os mais pequenos, que terão um sabor mais suave e equilibrado e uma textura mais apetecível. Os mais pesados também são melhores: os outros podem ser ocos.
A melhor forma de os conservar no frigorífico é cortando-lhes os topos e fechando-os em sacos de congelação. Aguentam até duas semanas. 

Frescura Aromática
Morada

Estrada do Valmosqueiro, Alto do Pedrão
2070-229 Cartaxo
Ver Localização
Horários

Contactos

Email: geral@frescuraaromatica.pt
Telef.: 243 779 695
Telem.: 91 452 6973