RECEITAS

Cinco Dias, Cinco "Pastas" 

CINCO DIAS, CINCO "PASTAS"


Ter ideias diferentes para cozinhar durante os dias de trabalho é sempre mais complicado mas não tem de ser mais difícil nem menos saboroso. Por isso, pensámos num ‘mini menu’ de cinco dias para facilitar a sua vida na hora de fazer o jantar.

Usando massas alimentícias diversas (e que pode adaptar ao que tiver na sua despensa), vários legumes, ervas aromáticas e outros alimentos simples como frango, salmão e alguns peixes de conserva, fica com cinco ideias para os jantares durante a semana de trabalho. Fáceis e rápidas de preparar, até pode deixar que os mais pequenos ajudem. Adapte as quantidades ao número de pessoas.

SEGUNDA-FEIRA – EMPADÃO DE ESPARGUETE COM ATUM E MOLHO DE TOMATE
• Enquanto coze a massa, refogue uma cebola e alho em azeite e junte o atum de conserva (ou fresco se tiver sobrado de outro prato) e polpa de tomate até formar uma pasta. Depois, é só colocar num pyrex camadas alternadas de esparguete cozido e do molho (comece e termine sempre por uma camada de massa), polvilhar com queijo para gratinar e deixar gratinar 15 min no forno. Decore com salsa fresca, finamente picada.

TERÇA-FEIRA – TAGLIATELLE COM FRANGO, ABACATE E PESTO
• Desfaça em pedaços médios frango já cozinhado que tenha sobrado de outra refeição, corte abacate em pedaços e misture com a massa previamente cozida, acrescentando uma generosa colher de sopa de pesto verde. Pode juntar manjericão fresco, se quiser um sabor mais intenso.

QUARTA-FEIRA – FUSILI COM LEGUMES E PARMESÃO
• Use legumes cozinhados que tenha no frigorífico e junte-os à massa cozinhada: tempere com manjericão, queijo parmesão ralado, pimenta preta e azeite.

QUINTA-FEIRA – MACARRÃO COM CURGETE GRATINADA
• Corte as curgetes em fatias (ao comprimento), cubra-as com queijo mozarela ralado e leve-as a gratinar no forno (até o queijo derreter), num tabuleiro forrado a papel vegetal. Sirva com a massa previamente cozinhada e decorre com salsa picada na hora.

SEXTA-FEIRA – TAGLIATELLE COM SALMÃO E ESPINAFRES
• Pode usar salmão fresco já cozinhado de outra refeição ou salmão fumado que vai saltear numa frigideira com azeite e alho francês em rodelas finas, regado por um pouco de vinho branco. Junte os espinafres e natas frescas para formar um molho. Tempere a gosto. Deixe cozinhar durante 15 min em lume brando e depois envolva a massa já cozida com o preparado. Decore com pimenta preta e cebolinho picado na hora de servir.