create a web page for free

RECEITAS

Macedónia de inverno

MACEDÓNIA DE INVERNO

Para a receita deste mês, propomos-lhe uma macedónia diferente da tradicional: a nossa, que chamamos de Inverno por levar legumes mais ‘aconchegantes’, leva abóbora, castanhas, curgete, feijão filé, pimentos e, claro, ervas aromáticas para temperar e aromatizar.

Estamos a falar de legumes ricos em fibra e com baixo teor de gordura e que combinam na perfeição com ervas aromáticas e especiarias como alecrim, rosmaninho, louro, tomilho, cravinho, erva-doce, canela e pimenta.

Ingredientes
(quantidades a adequar ao número de pessoas)
-Abóbora, castanhas, curgete, feijão filé e pimentos
-1 c. sopa erva doce
-2 c. sopa de azeite
-200 g de alho francês
-3 raminhos de tomilho fresco
-30 g de queijo ralado

Preparação 
1 - Coza as castanhas em água temperada com sal e erva-doce, durante cerca de 20 minutos.
2 - Entretanto, leve ao lume o azeite e o alho francês em rodelas e, quando começar a amolecer, adicione os demais legumes cortados em pedaços, tempere com sal e deixe cozinhar, tapado e sobre lume brando, entre 10 a 15 minutos.
3 - Retire do lume, misture as castanhas e coloque tudo num pyrex ou assadeira de louça. Regue com um fio de azeite e salpique com o tomilho e com o queijo ralado. Pode usar outra erva do seu gosto.
4 - Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.
Este prato, que pode originalmente ser feito para acompanhar uma refeição de carne ou peixe, pode ser transformado numa sopa ou num puré, para usar noutro dia.

Frescura Aromática
Morada

Estrada do Valmosqueiro, Alto do Pedrão
2070-229 Cartaxo
Ver Localização
Horários

Contactos

Email: geral@frescuraaromatica.pt
Telef.: 243 779 695
Telem.: 91 452 6973